sexta-feira, 14 de julho de 2017

Como será minha dieta no pós operatório?

Essa é uma pergunta muito bacana, pois a maioria das pessoas fica bastante preocupada com o que vão comer no pós-operatório. 

Confira abaixo como será a rotina dietética no após a cirurgia:


É sabido que você vai seguir uma dieta líquida muito reduzida nas primeiras duas semanas após a realização da cirurgia, e se você estiver se sentindo bem, o nutricionista vai lhe orientar a seguir uma dieta pastosa por mais uns 10 à 15 dias, totalizando 1 mês de cirurgia. 

Essa dieta pastosa, normalmente, já é orientada a suplementação proteica e a suplementação vitamínica para evitar carências nutricionais e, dentro de 1 mês, você vai estar apto a fazer uma alimentação de consistência mais normal, em alguns casos uma consistência mais amolecida, em outros casos uma consistência normal mesmo, apenas tomando conta da porção que você irá ingerir e da mastigação. 

Até o 4º mês da cirurgia é comum os pacientes apresentarem intolerâncias alimentares, medo de comer um alimento ou outro, porque ainda não aprenderam a mastigar, ainda não aprenderam a deglutir da forma mais correta que o novo estômago pede, então até o 4º mês a gente observa que os pacientes tem receio de fazer a ingestão alimentar de alimentos convencionais, mas que após esse período,um Gap entre 4 a 8 meses, os pacientes começam a arriscar e começam a fazer o uso de alimentos que faziam parte da rotina anterior a cirurgia.

Se o paciente fizer o uso destes alimentos, em uma porção adequada e com uma boa mastigação, provavelmente ele não vai apresentar nenhum problema quando fizer a ingestão destes alimentos.

Agora, se o paciente fizer o consumo de uma grande quantidade de açúcar é provável que ele tenha a Síndrome de Dumping, que são algumas manifestações que ocorrem após o consumo de alimentos mais açucarados. 

Esse é o único nutriente que a gente observa que os pacientes se queixam no pós operatório entre todos os outros alimentos.

Os pacientes voltam sim a fazer o uso regular, porém em porções reduzidas com boa mastigação sem grandes queixas.

Procure sempre um nutricionista especialista em cirurgia bariátrica.

Dr. Gabriel Cairo Nunes
Nutrição para emagrecimento adulto e infantil, balão gástrico e cirurgia bariátrica.
Autor do livro "O Balão que Emagrece"

Consultório
Avenida Paulista, 1636, conj. 810, São Paulo, SP.
Contato: (11) 2348-4310
WhatsApp: (11) 96435-4350
www.gabrielcaironunes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário