quarta-feira, 14 de junho de 2017

Tive reganho de peso, e agora?


Bom, provável que o reganho de peso esteja ligado a exageros alimentares, mas não podemos criticar o paciente, pois a obesidade é uma doença crônica, talvez não teve uma interação boa entre você e o seu nutricionista.

Procurar um outro profissional, que também seja especialista em cirurgia bariátrica, é uma alternativa importante e precisa ser levada em consideração.  Ás vezes, o modo de atuação de alguns nutricionistas não deram certo para o seu caso mas, ficar sem nutricionista especialista em cirurgia após a cirurgia é um perigo!

Não apenas pelos riscos de deficiências, mesmo porque não é porque você voltou a se alimentar de forma exagerada que você está nutricionalmente bem, então há a necessidade de uma adequação da alimentação. E o nutricionista especialista em cirurgia bariátrica tem conhecimento de transtornos alimentares e, junto com você, ele vai identificar o porquê dos exageros alimentares e conseguir resolver este problema, fazendo com que você volte a perder peso. 

Em alguns casos, após alguns anos de cirurgia, pode haver uma dilatação do pouch do estômago ou da anastomose, que é a passagem do estômago para o intestino.

Será um anelzinho feito na cirurgia, se o nutricionista identificar que, mesmo comendo alimentos de boa qualidade nutricional, você ainda apresenta uma hiperfagia - um excesso de fome exagerado - é importante que ele peça para que o paciente veja com um endoscopista, se essa bolsa gástrica e se essa anastomose estão de acordo como deveriam estar. 

Em alguns casos, pode haver dilatação. Com isso, você junto com a equipe, pode decidir em fazer um tratamento endoscópico para a diminuição deste pouch chamado de Plasma de Argônio, isso fará com que você diminua a passagem do alimento pro intestino, aumenta a sua saciedade e, consequentemente,  você diminui a porção de alimento. 

Para com que seja identificado com os possíveis problemas sobre o reganho de peso é importante que passe em consulta com um nutricionista especialista em obesidade, que tenha vivência em cirurgia bariátrica e um bom conhecimento em transtornos alimentares.

Desta forma você consegue evitar o reganho de peso e identificar o porquê isso está acontecendo. Se for um problema anatômico, ele poderá identificar e lhe encaminhar para um endoscopista, se for apenas um problema comportamental alimentar é função dele junto ao paciente em resolver este problema.

Procure sempre um nutricionista especialista em cirurgia bariátrica.

Dr. Gabriel Cairo Nunes
Nutrição para emagrecimento adulto e infantil, balão gástrico e cirurgia bariátrica.
Autor do livro "O Balão que Emagrece"

Consultório
Avenida Paulista, 1636, conj. 810, São Paulo, SP.
Contato: (11) 2348-4310 
WhatsApp: (11) 96435-4350
www.gabrielcaironunes.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário