segunda-feira, 1 de junho de 2009

DIETA PÓS CIRURGIA BARIATRICA - PRIMEIRA FASE

A alimentação neste período varia de acordo com o protocolo da equipe bariátrica que estará realizando o cuidado no pós-operatório. Mas é consenso que as equipes devam orientar uma dieta que permita o repouso gastrointestinal, visando uma cicatrização adequada, além de manter o paciente bem hidratado. A alimentação nos primeiros 15 dias de cirurgia deve ser líquida e nos 15 dias subseqüentes. A ingestão de líquidos deve ser de no mínimo 1,5 litros/dia, incluindo caldo de carnes (boi ou ave ou peixe).Isso evitará a formação de cálculos renais. O paciente deve ingerir cerca de 20ml de líquido (equivalente a ½ copo descartável de café) a cada 5 ou 6 minutos. Os alimentos permitidos neste período são:

* Nos primeiros 15 dias de pós-operatório (dieta líquida):
- Água (sem gás) e chás sem açúcar (exceto chá preto e mate);
- Suco de frutas frescas, coado, sem açúcar;
- Sucos concentrados light (sem adição de açúcar);
- Caldos de carnes (boi ou ave ou peixe) coados;
- Gelatina dietética (líquida); - Água de coco;
- Bebida isotônica para os indivíduos que não são hipertensos e que não apresentem insuficiência renal;
- Leite desnatado, coalhada desnatada, iogurte natural desnatado ou iogurte light líquido são permitidos e podem ser consumidos puros ou na forma de vitamina de leite ou iogurte batido com frutas (coados) ou com achocolatado dietético;
- Leite e suco de soja light, tanto para pacientes intolerantes a leite de vaca como para os demais;
- Evitar a ingestão de sopas industrializadas (pacote) e o uso de temperos industrializados em função do alto teor de sódio e gordura vegetal.
- O uso de suplemento protéico, em pó, se faz necessário conforme prescrição do nutricionista.

claro que cada paciente tem suas limitações e por isso o acompanhamento nutricional é importante, muitos pacientes não conseguem seguir todas orientações e o nutricionista dele deve estar atualizado para poder seguir com substituições para que não ocorra os problemas ja conhecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário